terça-feira, 9 de abril de 2013

Primeiro dia – 06 de Abril de 2013



Os tiros e os barões assinalados, era só questão de pôr o pé na estrada. Quando despontou no horizonte, na manhã de sábado, o sol já nos surpreendeu a caminho de Camaçari, no cumprimento da última missão conjugal de Zampa antes do início definitivo da expedição. O clima estava bastante ameno e até lá ainda nos acompanhava muita expectativa e o sinal do celular, que breve iria começar desaparecer pouco a pouco. O plano era o seguinte: partir de Camaçari para Feira de Santana, atravessar as inexplicáveis rotatórias feirenses e pôr-se na rota de Seabra, onde encontraríamos Newton que partia de Jacobina.


Chegamos com uma hora de antecedência e ultrapassados os riscos do ambiente implacavelmente abafado, tivemos tempos para olhar ao redor a fila de caminhões que se formava devido a obras na pista e esperar que logo despontasse a Savana amarela do nosso companheiro. Quando chegou, um rápido abraço e o que todos mais esperávamos: pé na tábua.


Foi somente no percurso em direção a Ibotirama, depois Barreiras, que descobrimos a máquina fotográfica. Zampa já me havia alertado acerca da sua existência e me atribuído como tarefa manejá-la, fazendo registros para este diário e para os que guardaremos  intimamente. Foi muito bom porque então pudemos flagrar o instante em que o céu fechou-se num batizado aos viajantes: choveu por alguns instantes sob as réstias de Chapada que nos acompanhavam, mas apenas o suficiente para molhar os carros e hidratar a promessa de um percurso cheio de beleza e aventura. 





Após um cair da tarde fascinante, aportamos em Barreiras por volta das 18:40, e por lá encerramos a noite com um Sarapatel e um sono pesado. Pela manhã partiríamos outra vez, para finalmente romper as fronteiras da Bahia e avançar pelo desconhecido Tocantins. 


2 comentários:

  1. senti como se estivesse viajando com vocês! Curtam muito essa aventura mas achem sempre uma torre com internet pra me colocar a par do que acontece nessa expedição!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir