terça-feira, 9 de abril de 2013

As emoções prévias


As emoções prévias

by zampa

Quem já organizou alguma expedição certamente tiraria de letra as dificuldades e emoções que um novato, como eu, teve. Não que me falte experiências anteriores com longas viagens. Faço-os a décadas. Mas viajar com amigos ou com família para destinos turísticos e caminhos asfaltados é muito diferente de planejar uma viagem off road.

Com família, a turismo, pensamos geralmente nas melhores estradas possíveis, e além das revisões de praxe nos veículos nada mais nos preocupa. Com off road é diferente. 

A primeira coisa é saber com quem vamos. Não vamos com a família. Quem se anima a ir? Uma expedição como essa que estamos metidos, que cortará o Brasil de Leste a Oeste, da amazônia ocidental à oriental e depois descer norte para sul, para voltar para casa, não é daqueles empreendimentos de fim de semana ou de feriados. A maioria dos jipeiros trabalha para sustentar a familia oficial e a segunda, que é constituída geralmente por um único membro, mas voraz no consumo de dinheiro e tempo, a nossa amante: a viatura off road! 

Nessa não foi diferente. Muitos colegas diziam que fazer essa expedição era um "sonho" que não podiam realizar por falta de tempo... Mas só para lembrar: a vida é curta e frágil.. Outros estavam doentes, com muito trabalho, com falta de dinheiro....Enfim, por este ou aquele motivo, o certo é que não apareciam muitos interessados. Os meus companheiros (um, foi me apresentado por Pastor, colega de off road) é o Newton, médico de Jacobina, o outro é Lucas, um meu ex-aluno. O parceiro de Newton, mais conhecido como Nego Nem, desistiu de ultimo momento.... Assim somos três por este mundão afora.

Outra diferença entre as viagens de turismo e off road: precisamos equipar as viaturas: guinchos novos, fazer um liftizinho basico, um rádio novo, snorkel, pneus mais condizentes com o desafio, um afinamento da máquina. Tudo isso parece simples mas dá uma dor de cabeça danada. Não sei se os colegas do "Sul" do Brasil passam por isso, mas aqui na Bahia, essas coisinhas parecem em si, outra aventura: temos que comprar quase tudo pela internet pois os poucos vendedores locais praticam preços centenas e centenas de reais mais altos... Bem, comprar pela internet é de uma facilidade fantástica mas... Receber a mercadoria é uma agonia: nada chega nos prazos estipulados. Lojas off road parecem estar despreparadas para atender o crescimento acelerado do mercado e passam a vender o que não tem para pronta entrega, ou contratam transportadoras irresponsáveis e depois começam a enrolar os clientes com mil e uma inacreditáveis estórias sobre o que aconteceu com a mercadoria que não chega. Nós do lado de cá, ansiosos, olhando para o calendário e vendo a data de nossa partida se aproximar... E nada do guincho chegar. Comigo foi assim. Comprei em meados de fevereiro e fui receber cerca de um mes depois, e com Newton, não era o guincho, mas um quebra mato foi a mesma novela, só que o vendedor e o comprador foram outros...

Depois ainda tem a novela da oficina; você recebe a promessa que vai ter a viatura dia "x" para poder testar, antes de encarar estrada longa e as coisas vão se enrolando... Você angustiado e nada de ter a viatura. Liga insistentemente para o mecânico, ele não atende mais seus chamados. Quando atende marca outra data e hora "sem falta!"... que não se cumpre. Seu coração se acelera quando, na véspera da expedição, a sua viatura ainda está na oficina porque a rebimboca da parafuseta (a mesma que te levou a deixar a viatura na oficina a um tempão) ainda não está 100%! A noite ( você estava querendo sair de madrugada seguinte) finalmente o mecânico te liga dizendo que a maquina está pronta. Seu coração acelera. Haja emoção..., para não falar na quase síncope que você teve quando o mecânico te apresentou a continha.

Depois disso mais incertezas: viajar ou não com a viatura recém saída da oficina? Uns amigos diziam que era melhor esperar ao menos uns dois dias, outros que não. Decidi seguir estes. Tomada a decisão, mais correria: avisar meus companheiros que em menos de 12 horas partiríamos finalmente para uma viagem de cerca de 30 dias! Eles estavam de "mala e cuia" prontas, mas você não. Quer dizer a tralha já estava separada mas faltava colocar tudo na viatura Nem os adesivos da Expedição Transamazônica estavam fixados e o foram meio tortos. Pudera, foi a noite, viatura suja. Mas... Dali umas horas de sono mal dormido, finalmente saímos rumo ao desafio! Vamos que vamos, com fé e coragem!

Um comentário:

  1. TA DOIDO MELA MEU JIPINHO NESE LAMEIRO COMO VO PRA IGREJA DA MISSAO TA DOIDO!!!!!!

    ResponderExcluir